sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

texto 2

Uma amiga minha tem cancro. Aliás, duas amigas minhas têm cancro. É o máximo que vou dizer delas, pois não lhes pedi licença para falar delas aos outros, muito menos para publicitar num blogue seja o que for sobre elas. De qualquer modo, esta situação fez-me pensar muito: nelas, nas pessoas que têm cancro, na minha mãe, que teve cancro, e no natal. O natal misturou-se-me com outras ideias, pois, na semana passada, retirei um caixote que continha bonecos de presépio. Bonecos de barro, antigos.

Desde o ano em que a minha mãe morreu de cancro que não ia buscar aquele caixote. Já tinha feito o presépio o ano passado, mas sem aqueles bonecos. Tentava aliviar a dor, pondo um menino jesus mais modernaço, com uns laços estilizados e uma ervilhaca frondosa. Este ano, convenci-me de que não ia adiar mais o inadiável. Assim, recuperei a memória de todas as minhas emoções natalícias, ao desembrulhar aqueles bonecos, um a um, à medida que os ia tirando do caixote. O papel sempre cheirou a mofo, mas aqueles bonecos sempre me trouxeram a maior alegria do mundo, no natal.

A minha mãe contava, todos os anos, uma história sobre eles. O meu presépio era feito no alto da escada e encimava um patamar. O meu presépio tinha dois andares: era um luxo! Sustentava-o uma armação construída pelo avô artur. Conhecem aquelas luzes que parecem estrelinhas e que piscam muito, aquecendo o nosso coração? Era assim o meu presépio. Perfeito.

No primeiro andar, havia a sagrada família e o menino jesus era muito maior do que os pais; havia uma lavadeira e uns patinhos que desciam uma ribeira; havia um lago feito com um espelho que a avó armanda guardava na gaveta da cómoda; havia 6 reis magos (uns que chegavam à gruta e outros que ainda iam a caminho – dizia a minha mãe). Fui apresentada a diferentes pastores, aos seus rebanhos, a um casal de noivos, ao padre e ao sacristão. A minha mãe explicava-me que não fazia mal existir um soldado no presépio. Aprendi que somos todos bem-vindos! Que, no presépio, o mundo é perfeito! Que podem coabitar seres de diferentes origens, raças e épocas cronológicas diferentes, pois um presépio serve para isso mesmo: para nos ensinar como devemos ver o mundo e como devemos lidar uns com os outros, durante o ano inteiro.

O meu presépio tinha uma rapariga muito bonita a sair duma casa velha e uma rapariga pobrezinha a sair de um palácio; umas levavam laranjas e ameixas ao menino jesus; outras, presentes de incenso, ouro e mirra. O moinho trabalhava e moía a farinha do padeiro. O mesmo boneco, todos os anos comprava um saco de farinha e levava-o no seu burro. Os foliões tocavam e uns bonecos mais pequeninos eram os dançarinos. Havia uma matança do porco e uma mulher, com uma saia de chita, que circundava a matança. Para que era? Ela ia recolher o sangue para as morcelas.

Muitos e muitos bonecos, cheios de vida, de história e de alegria. E a minha alegria enchia o meu peito e espalhava-se pela casa, cheirando, cheirando. No fim, a minha mãe ligava as luzes. Vocês nem imaginam a beleza que era! A casa cheirava a sabão branco e azul; as escadas tinham sido enceradas e, no parapeito que acompanhava o corrimão, púnhamos uns candeeiros de petróleo que tinham vindo do nordeste. Baixava-se a luz do alto e esperava-se a hora do jantar. Cheirava o jantar que a avó fazia. A minha mãe ia tomar banho e ficava toda cheirosa. Eu aguardava a minha vez e pregava os olhos no presépio. O meu pai ia chegar. Era vivo. Eram todos vivos. O meu presépio era perfeito.

Este ano, tirei a matança, a menina das morcelas, os foliões, os romeiros, os noivos, o padre e o sacristão. E chorei, chorei. O salgado das lágrimas misturou-se com o mofo do papel. Mas ficou tão bonito o meu presépio. Cheio da minha mãe e de mim.

Eu estou viva e as minhas amigas também.

Elas estão a ficar boas. 

Bem bom que ainda tenho bonecos. 

3 comentários:

  1. Uma delícia! Voltei à m/infância por uns momentos apesar do meu presépio ser num só piso.
    Feliz Ano Novo cheio de saúde e paz. Beijinho. Ana Emília

    ResponderEliminar
  2. Minha querida amiga, tens esses bonecos cheios de histórias maravilhosas, tens amigas que te adoram, tens uma família fantástica e... tens um coração do tamanho do mundo!
    Parabéns pelo blogue e pelos textos, que são um espelho de ti, lindos e tocantes!
    Bj grande!:)
    A tua Ritinha...

    ResponderEliminar